Logo após a Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo tinha sido contratado pelo Al Nassr, time da Arábia Saudita. Na última semana, chegou a vez de Lionel Messi deixar a Europa. O argentino foi anunciado oficialmente como novo reforço do Inter Miami, time dos Estados Unidos. Em suas últimas equipes da Europa, Cristiano e Messi não foram tão bem como o esperado. O gajo não deixou saudades no time em que o apresentou para o mundo do futebol no início do milênio, o Manchester United. Já Messi, saiu até vaiado pela torcida do PSG em seu último jogo com a camisa do clube francês.

Parece que para os fãs, agora a ficha realmente caiu. Cristiano Ronaldo-Messi chegou ao seu último ato. Dois atletas que estão entre os maiores da história, não apenas do futebol, mas do esporte. Dois jogadores que ganharam inúmeros títulos, coletivos e individuais. Dois craques que marcaram época, que marcaram uma geração. A impressão que dá, é que as carreiras dos dois, vivem entrelaçadas. Mesmo após a saída de Cristiano do futebol europeu, a era parecia não ter acabado, ainda respirava por aparelhos, que foram desligados com a saída de Messi.

Os duelos, os títulos, os gols, as lindas jogadas, ficarão na memória de quem apreciou essa grande era do futebol. E que rivalidade que tivemos por tanto tempo. Mas, o tempo passa e as coisas mudam. No futebol não é diferente. Uma nova era está se formando, ou já está formada com Haaland, Mbappe, Vinícius Júnior, entre outros que estão surgindo. Grandes craques marcam história, mas o futebol sempre reserva boas surpresas para os apaixonados por esse esporte.

“DE FATO”
Messi não foi mais o mesmo após o título da Champions de 2015. O argentino não conseguiu ter a mesma efetividade de tempos atrás. Não deixou de ser craque, tanto que ainda conseguiu conquistar uma Copa do Mundo aos 35 anos. Cristiano depois que saiu do Real Madrid, também não conseguiu apresentar o mesmo brilhantismo que estávamos acostumados. Não deixou de ser craque também, mas a verdade é que a era dos dois havia acabado há um bom tempo. As duas saídas do futebol europeu, de fato, fazem a ficha cair.