A competição mais prestigiada do mundo teve um momento histórico no ano de 2015/2016. A Premier League teve a conquista inédita do Leicester City, que até então era visto como um dos candidatos ao rebaixamento naquela temporada, mas não foi só essa grandiosa campanha dos foxes que foi surpreendente, também tivemos outra grata surpresa, o time do Southampton conseguiu uma vaga para Uefa Europa League.

Hoje a Premier League é vista como a competição mais difícil do mundo, pela maiorias dos fãs e especialistas do futebol.
Nessa temporada em específico, aconteceram muitas coisas com as quais o torcedor não estava acostumado. Na disputa pelo título, três times que praticamente não brigavam pela taça fazia um bom tempo; Arsenal e Tottenham, ambos rivais de Londres e o outro time era o pequeno Leicester, que na temporada de 2014/2015 escapou do rebaixamento na última rodada.
Os Foxes eram comandados pelo italiano Claudio Ranieri e tinham no elenco alguns nomes que são conhecidos hoje, mas na época, eram desconhecidos mundialmente. No gol, Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, que fez história no Manchester United; na dupla de zaga, Huth e Morgan; nas laterais, Fuchs e Simpson; a dupla de meio campo era composta por Drinkwater e Kanté, eleito o melhor volante da competição; nas pontas Albrighton e Mahrez, grande destaque do time, eleito melhor jogador da Premier League; e no ataque, Okazaki e Vardy, que foi o artilheiro da competição.
O esquema tático era um típico 4-4-2 que funcionava muito bem; era um time compacto e que sabia utilizar suas armas. Foi assim que Claudio Ranieri montou o time que brilhou e encantou o mundo todo. Foram 38 jogos, 23 vitórias, 12 empates e apenas 3 derrotas. 81 pontos, 10 a mais do que o segundo colocado, o Arsenal.

Outro time que surpreendeu foi o Southampton, que naquela temporada conseguiu pela primeira vez um passaporte europeu para disputar a Uefa Europa League.
A equipe comandada por Ronald Koeman ficou em 6º lugar na competição, com uma incrível campanha. Naquela temporada, o time conseguiu bater de frente com todos os grandes e conquistar vitórias surpreendentes, como uma goleada de 4×0 em cima do Arsenal, com direito a um golaço de Cuco Martina, que pegou uma sobra de fora da área, mandou um lindo chute de três dedos e não deu chances para o goleiro.
O time do sul da Inglaterra contava com nomes eram desconhecidos na época, mas que fizeram muito sucesso depois, alguns deles chegando a conquistar a Champions League.
No gol, Fraser Forster; a dupla de zaga era José Fonte e Van Dijk, que para muitos é o melhor zagueiro do mundo; nas laterais, Bertrand e Cédric; Wanyama e Oriol Romeu eram a dupla de volantes; nas pontas, Tadic e Mané, que depois se transferiu para o Liverpool e fez história; no meio armando o jogo, James Ward-Prowse e no ataque, Graziano Pellé.
Na última rodada, o Southampton enfrentou o Crystal Palace e venceu por 4×2 garantindo a melhor posição da história do clube e a vaga para a UEFA Europa League.
Ambos os times fizeram história naquela temporada, o Leicester conseguindo vencer a Premier League, mostrando bom futebol, desempenho e garantindo uma vaga para a Champions League da temporada seguinte, enquanto o Southampton chegou longe e conseguiu vitórias importantes com um bom futebol. Essas trajetórias ficaram marcadas em uma das melhores edições de Premier League já vistas por quem ama esse esporte.
