Futebol Nacional Seleção Brasileira

Mais do mesmo da seleção de Dorival

Seleção brasileira perde mais uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Por Felipe Lopes

Foto: Rafael Ribeiro, CBF

Na noite desta terça-feira (10) a Seleção Brasileira entrou em campo mais uma vez na Data FIFA para enfrentar um adversário que na semana passada já havia mostrado sua força. Se fossem anos atrás, a certeza do resultado positivo já estaria instaurada na cabeça do torcedor, algo que não acontece no ciclo atual.

Desde a saída de Tite após a eliminação para a Croácia na Copa do Mundo de 2022, o Brasil já teve dois treinadores e nenhum deles passou a confiança que o atual técnico do Flamengo passava. Com Tite tudo parecia fácil e o tempo tem nos mostrado que não é.

Não existem mais seleções fracas, o Paraguai conseguiu segurar o empate jogando no Uruguai na partida anterior a do Brasil. E ontem, mostrou sua força jogando em casa, com a estratégia embaixo do braço e a colaboração de uma Seleção Brasileira pouco inspirada.

Dorival Júnior escalou o time com três volantes, André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá foram os escolhidos para iniciar a partida. A ideia, no entanto, não deu certo. O time precisava criar, pois o Paraguai não se lançava, mas a principal referência do time no quesito estava na ponta direita.

Rodrygo, autor do único gol da Seleção Brasileira nesta Data FIFA foi deslocado e iniciou a partida onde Luiz Henrique jogou em Curitiba, contra o Equador. Por lá não conseguiu fazer muito, afinal, a bola pouco chegava.

Falta de variação tática 

Mesmo o erro na escalação estando claro e perceptivo, Dorival optou por não mexer no primeiro tempo e em uma das escapadas que a Seleção Paraguaia conseguiu assustar, o gol aconteceu.

Diego Gómez, meio-campista paraguaio, aproveitou a sobra de um cruzamento livre na entrada da área e teve tempo de pensar, ajustar seu corpo e encontrar um lindo chute de trivela para vencer Alisson.

Até o jogo da noite de ontem, a seleção do Paraguai só havia marcado um gol na competição – Foto: Daniel DUARTE / AFP

O desespero bateu instantaneamente no treinador e também no elenco que sabe que está devendo, e então, a falta de variação técnica entrou em jogo. Algumas mudanças foram feitas no intervalo e o time até conseguiu assustar no início do segundo tempo, porém, sem muita efetividade.

Testes foram feitos, o treinador colocou atletas que podem ser novamente convocados nas próximas listas, como por exemplo Estêvão e Luiz Henrique. Além disso, deu a João Pedro, Gérson e Lucas Moura minutagem importante nessa volta dos atletas à Seleção Brasileira.

Mesmo com a derrota o Brasil segue na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026 ocupando a quinta colocação na tabela com 10 pontos somados em oito jogos. O vencedor Paraguai se encontra na sétima colocação, com 9 pontos e neste momento, disputaria a vaga na repescagem para o mundial. 

O que fica como resultado é que precisa melhorar. Até antes do jogo a equipe do Paraguai havia feito apenas um gol nas Eliminatórias e vencido apenas uma partida. Contra o Brasil dobraram esses números e não sofreram para que isso acontecesse.

O sinal de alerta precisa ser ligado, a Seleção Brasileira que conhecemos hoje praticamente não existe, trata-se de um time irreconhecível e dessa forma, mais uma vez ficaremos pelo caminho na competição onde inclusive, nosso treinador afirmou recentemente que chegaríamos na final.

Já o Paraguai segue fortalecido, de uma partida onde jogou com estratégia e seu plano foi bem executado frente a uma seleção bastante fragilizada e que hoje não oferece grandes resistências. 

Paraguai 1 x 0 Brasil. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste