Mais Esportes Seleção Brasileira

William brilha, Brasil vence Argentina e conquista a Copa do Mundo de Futsal

Com atuação mágica de Willian, Brasil vinga semifinal de 2021, vence por 2 a 1 e é hexacampeão da Copa do Mundo da FIFA

Por Leonardo Lopes

Foto: Alex Caparros – FIFA/Getty Images

Brasil venceu a Argentina em um jogo eletrizante, com muita emoção, e conquistou o sexto título mundial organizado pela FIFA. Vitória por 2 a 1, com gols de Ferrão e Rafa Santos, além de uma atuação histórica do goleiro Willian.

O Título coroa um trabalho de dois ciclos de Marquinhos Xavier a frente da seleção brasileira e uma geração muito talentosa, que conta com dois jogadores que foram eleitos os melhores jogadores do mundo da modalidade.

O Brasil não vencia a Copa do Mundo de Futsal desde 2012, quando venceu a Espanha na Final. Em 2016 a seleção caiu para o Irã nas oitavas de final e em 2021 foi eliminada para os próprios argentinos na semifinal. É o sexto título mundial do Brasil com o torneio sendo organizado pela FIFA e o oitavo se contar os organizados também pela FIFUSA.

O jogo começou muito equilibrado, com os dois times criando boas chances, mas parando nos goleiros. Aos cinco minutos de jogo, em um escanteio que parecia despretensioso, Felipe Valério cobrou na segunda trave, a bola passou por todo mundo e Ferrão se esforçou ao máximo para tocar para dentro do gol e abrir o placar para a seleção brasileira. O esforço foi tanto que Ferrão, que já vinha de problemas físicos, se lesionou no lance.

Após o primeiro gol, começou o show do grande destaque do jogo, o goleiro Willian. Eleito o melhor goleiro do mundo recentemente, Willian subiu um paredão e fez milagres seguidamente, evitando o gol argentino.

Foto: Robertus Pudyanto/FIFA

Faltando sete minutos para o fim da primeira etapa, mais uma vez apareceu Felipe Valério, com um chute para o meio da área, que foi desviado por Rafa Santos ampliando o marcador para o Brasil.

O segundo tempo começou da maneira como acabou e foi o primeiro tempo inteiro, com Willian salvando a equipe brasileira de tomar o gol. A Argentina empilhava chances, mas a bola teimava em não entrar no gol brasileiro.

A equipe argentina foi para a utilização do goleiro linha, faltando ainda sete minutos para o fim da partida, e as chances continuaram a aparecer, mas a sorte parecia ser mais uma aliada do Brasil.

A marcação impecável dos brasileiros fez a diferença nos primeiros minutos de goleiro linha, o sistema defensivo de Marquinhos Xavier, que mostrou uma enorme eficiência durante toda a competição, apareceu novamente na final.

Só que a pressão aumentou ainda mais faltando quatro minutos, quando a seleção brasileira estourou em faltas. A argentina conseguiu diminuir faltando exatamente dois minutos, após mais uma boa defesa de Willian, Matias Rosa aproveitou o rebote e fez o primeiro dos hermanos.

Após o gol, o jogo ficou eletrizante. A Argentina pressionou, conseguiu liberdade para chutar, mas o jogo era todo dele, Willian fez outras três grandes defesas, impediu o empate argentino e garantiu que o título voltasse para o Brasil.

A conquista isola ainda mais o Brasil como o maior vencedor da competição, a Espanha é a segunda maior vencedora com dois troféus. Mais cedo, a Ucrânia venceu a França por 7 a 1 e ficou com a medalha de bronze.

Marcel foi o artilheiro da competição com 10 gols e ficou com a chuteira de ouro. Willian foi eleito o melhor goleiro da competição. Os três melhores jogadores foram o ucraniano Rostyslav Semenchenko em terceiro, o fixo brasileiro Marlon em segundo e o capitão do Brasil Dyego foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal FIFA 2024.

Talvez você goste