Futebol Nacional Seleção Brasileira

Jogadores do futebol brasileiro salvam mais uma vez a seleção brasileira

Igor Jesus e Luiz Henrique do Botafogo marcam e a seleção volta a vencer no Chile

Por Felipe Lopes

Igor Jesus comemora com seu famoso Kamehameha, poder utilizado no anime Dragon Ball – Foto: RODRIGO ARANGUA / AFP

Tá em crise? Chama o Chile! Esse é o lema que Galvão Bueno tornou famoso no Brasil devido a “freguesia” existente no confronto entre Brasil e Chile. Era também a frase ecoada pela torcida brasileira antes do jogo, mesmo que sem confiança pelo que vem demonstrando em campo, e que de fato durou muito pouco.

O jogo começou de maneira complicada para a seleção brasileira. Logo no primeiro minuto, em uma falha geral da defesa verde e amarela, Vargas abriu o placar para os chilenos. Neste momento, a sensação de uma nova derrota já se fazia presente aos brasileiros.

O que se via em campo era um time desorganizado, sem entrosamento e com atletas tentando resolver sozinhos, como por exemplo, Rodrygo, líder técnico da seleção atual. O Rayo, como é carinhosamente chamado pelo torcedor, no entanto, não teve grande sucesso.

Dorival Júnior parecia perdido, pedindo talvez ajuda divina e ela veio, no final do primeiro tempo, com Igor Jesus. Savinho chamou a responsabilidade, fez uma jogada envolvente pela direita e encontrou o centroavante do Botafogo dentro da área. Igor, como faz muito bem, apenas completou para o gol e marcou pela primeira vez com a camisa da seleção, curiosamente, em seu primeiro jogo.

Grande acerto de Dorival na convocação atual. Igor Jesus conseguiu fazer o que um centroavante de ofício faz. Segurou bolas, trombou com zagueiros, fez pivô e o mais importante, colocou a bola na rede.

Na segunda etapa Dorival promoveu mudanças que fizeram sentido e transformaram o time. Gerson e Bruno Guimarães entraram nos lugares de André e Lucas Paquetá. Com isso, o elenco ganhou em mobilidade na faixa central do campo. O Chile por sua vez, apenas se defendia.

Luiz Henrique entrou na direita no lugar de Savinho, Martinelli, na esquerda, substituindo o lateral Abner e curiosamente, o gol da vitória saiu com participações de ambos. Ederson encontra Martinelli pelo lado do campo, o bom ponta esquerda do Arsenal encontra Bruno Guimarães pelo meio, que apenas serve Luiz Henrique.

Ao melhor estilo do jogador, em algo que faz incansavelmente no Botafogo, a finalização de esquerda com perfeição coloca números finais à partida. Chile 1 x 2 Brasil.

Com a vitória, a seleção brasileira agora ocupa a quarta posição na tabela de classificação das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Um resultado que o Brasil precisava muito, para subir nas colocações e também para recuperar a confiança que vinha sendo perdida. Além de claro, passar um recado importantíssimo de que o futebol brasileiro ainda é muito útil e pode nos render bons frutos, fator que muitos vinham esquecendo nos últimos meses e até mesmo anos.

Talvez você goste