Extras

Barueri e Paulistano fecham parceria no vôlei feminino

Parceria tem início já no próximo sábado, em partida válida pela Superliga 2024/2025

Por Leonardo Lopes

Foto: Fábio Figueiredo

O Barueri, time que é fruto de um projeto do treinador da seleção brasileira de vôlei feminina José Roberto Guimarães, para jovens atletas, se uniu ao Paulistano, um dos grandes e mais tradicionais clubes da cidade de São Paulo. Juntos irão formar um time de vôlei feminino, que se chamará Flor de Ypê Paulistano Barueri.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (15), junto com a divulgação do novo patrocinador, a marca de produtos de higiene e limpeza, Ypê. O contrato é de três anos e o time a princípio irá revezar o mando de seus jogos, alternando entre São Paulo, no ginásio do clube Paulistano e em Barueri, onde já mandava as partidas.

José Roberto Guimarães não comanda mais a equipe do Barueri desde 2022, quando aceitou o convite do THY, da Turquia, porém, segue envolvido no clube, que conta com a administração da sua família.

“Estou muito feliz e emocionado com essa parceria. Que a gente consiga dar oportunidade e realizar os sonhos dessas meninas”

A equipe de Barueri foi refundada em 2016 e chegou a ter uma parceria com o São Paulo Futebol Clube, mas que se encerrou por atrasos no pagamento. A equipe enfrentou muitas dificuldades financeiras durante temporadas seguidas, fazendo com que Zé Roberto precisasse pessoalmente investir no time.

Em oito anos de projeto, a principal conquista da equipe é o título paulista de 2019. O Barueri carrega hoje o status de ser um clube formador, tendo revelado atletas como Kisy, Nyeme, Diana e Lorrayne, todas com passagens pela seleção brasileira. Diana e Nyeme disputaram os Jogos Olímpicos de Paris, Kisy foi uma das cortadas durante a preparação.

Atualmente os grandes destaques da equipe são as jovens Luzia e Aline Segato e o time é comandado pelo experiente técnico Wagão, que também é um dos auxiliares de Zé Roberto na seleção brasileira.

Já o Paulistano não contava com um time profissional no vôlei atualmente, mas já foi campeão paulista por nove vezes, além de campeão brasileiro e sul-americano.

A equipe do Barueri chegou até a semifinal do último campeonato paulista, sendo derrotado no Golden Set para o Osasco. A estreia na Superliga 24/25 será no próximo dia 19, às 18h contra o SESI Bauru, o jogo será no ginásio do Paulistano.

Talvez você goste