Extras

Brasil terá 12 representantes na elite do surf em 2025

Tendo ficado com apenas quatro surfistas após corte em 2024, Brasil voltará a ter grande número de representantes no ano que vem

Por Leonardo Lopes

Foto: Kelly Cestari / WSL

A chamada Brazilian Storm estará ainda mais reforçada em 2025, isso porque o Brasil contará com 12 atletas competindo no Championship Tour da WSL.

Na última semana aconteceu a Saquarema Pro, a última etapa da Challenger Series da WSL, uma espécie de segunda divisão do surfe, que definiu quem serão os surfistas que farão parte do Circuito Mundial em 2025.

O Brasil já tinha garantido no CT em 2025 os surfistas Gabriel Medina, Yago Dora, Ítalo Ferreira e Tati Weston Webb que se mantiveram na elite em 2024. Além deles, Filipe Toledo e João Chianca, que não competiram este ano, vão receber convite para disputar o campeonato.

Samuel Pupo, Alejo Muniz e Ian Gouveia já haviam garantido a classificação com antecedência em etapas anteriores. Miguel Pupo, Deivid Silva e Edgard Groggia se classificaram durante a última etapa do ano, em Saquarema, assim fechando em 12 o número de brasileiros que vão competir na elite do Surfe Mundial no próximo ano.

Com 10 vagas para os homens e 5 para as mulheres, o número de brasileiros no CT em 2025 poderia ser ainda maior.

Matheus Herdy fez uma excelente etapa em Saquarema, conseguiu uma nota 10 durante a competição, mas foi eliminado nas quartas de final e terminou o campeonato na 12° posição, ficando por detalhes de conseguir a sua classificação. Michael Rodrigues também ficou perto da vaga, terminando na 13° colocação.

No feminino, Luana Silva e Sophia Medina chegaram às quartas de final na etapa de Saquarema e também ficaram próximas da classificação. Luana terminou o campeonato na sétima posição e Sophia na décima.

Além de garantir seu retorno ao Circuito Mundial da WSL em 2025, Samuel Pupo foi o grande campeão da Challenger Series de 2024, terminando na primeira posição com 25.865 pontos.

Foto: Thiago Diz / WSL

Ian Gouveia terminou a Challenger Series na segunda colocação, Alejo Muniz ficou em quarto, Deivid Silva em quinto e Miguel Pupo em sexto, todos irão retornar a Elite do Surfe. Edgard Groggia terminou na nona posição e irá fazer sua estreia no Championship Tuor.

Talvez você goste