Brasil volta a ter um piloto integral na Fórmula 1 após sete anos
Por Leonardo Lopes

O jovem brasileiro Gabriel Bortoleto foi anunciado na manhã desta quarta-feira (06) com um dos pilotos da Kick Sauber para 2025. A companhia informou as saídas dos atuais pilotos, o finlandês Valtteri Bottas e o chinês Guanyu Zhou. O companheiro de equipe do brasileiro será o alemão Nico Hülkenberg, que está de saída da Haas.
Bortoleto será o primeiro brasileiro titular na Fórmula 1 desde 2013, último ano de Felipe Massa, que se aposentou correndo pela Williams. Pietro Fittipaldi foi o último brasileiro a correr na F1, quando substituiu Romain Grosjean, após o francês sofrer um grave acidente.
O brasileiro tem 20 anos e é o atual líder da temporada da Fórmula 2, além de ter sido o campeão da Fórmula 3 em 2023. Bortoleto faz parte da Academia de Jovens Pilotos da McLaren desde do final de 2023 e agora deixa a equipe britânica ao fim da temporada para integrar a Sauber.
O contrato assinado entre Gabriel Bortoleto e a equipe suíça é plurianual, o que pode levar a Gabriel a garantia de correr também em 2026, quando Kick Sauber passará a correr como escuderia de fábrica da Audi.