Mais Esportes

Jaraguá vence nos pênaltis e é campeão da LNF

Em decisão emocionante, time catarinense conquista a Liga Nacional de Futsal pela quinta vez

Por Leonardo Lopes

Foto: Paulo Sauer

O Jaraguá venceu o Praia Clube nos pênaltis neste domingo (15) pela decisão da Liga Nacional de Futsal em um dos jogos mais emocionantes dos últimos anos e se sagrou pentacampeão do principal torneio de futsal do Brasil.

Em jogo único disputado em Carlos Barbosa-RS, o Praia chegou como o franco-atirador, em sua primeira final de liga na história, contra um dos maiores times de futsal do país, que já havia vencido a competição quatro vezes.

Mas foi o Praia quem abriu o placar, aos 13 minutos da primeira etapa, Gilvan desviou o chute de fora da área para dar a vantagem ao time de Uberlândia. O Jaraguá foi buscar o empate ainda no primeiro tempo, com Bruninho, que aproveitou o rebote do goleiro Gian Wolverine e deixou tudo igual.

A segunda etapa foi extremamente disputada, trazendo um clima de tensão para o Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. A equipe do Jaraguá começou a pressionar, e aos 13 minutos conseguiu o gol da virada em um belo chute de Pedrinho. A resposta do Praia veio rápido, apenas dois minutos depois Claudinho empatou novamente a partida.

O jogo foi para a prorrogação e a tensão se instaurou ainda mais, um time buscando o primeiro título da história e o outro tentando voltar a vencer depois de 14 anos. O primeiro tempo foi muito estudado pelas duas equipes, com poucas chances de gol.

A segunda etapa da prorrogação foi frenética, o Jaraguá voltou à ficar a frente do placar logo aos 40 segundos do segundo tempo, com gol de mais um gol de Bruninho, depois de uma linda jogada do campeão do mundo com a seleção brasileira, Marcênio.

O Praia foi para pressão, o goleiro Gilvan fez milagres, o Jaraguá teve chance de matar aproveitando erros do goleiro linha. E quando parecia que estava tudo resolvido e o Jaraguá iria se sagrar campeão, o experiente Cabreúva recebeu, puxou para a ala e acertou um chutaço faltando 20 segundos para o fim do jogo e empatou o jogo, levando para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, o nervosismo e a tensão tomaram conta de todo o ginásio, porém, nas cobranças, isso não foi demonstrado, todas as batidas foram perfeitas até o 5 a 5. Jaraguá cobrou e fez o décimo primeiro chute, deixando responsabilidade para Rabisco, que parou no goleiro Gilvan, sacramentando o Jaraguá Futsal campeão da Liga Nacional de Futsal de 2024 e garantindo o quinto título da história do clube.

Talvez você goste