Brasileira conquista título inédito para o país em decisão emocionante
Por Leonardo Lopes

A surfista Luana Silva fez história na madrugada deste sábado (18) ao conquistar o título do Mundial Junior da WSL. Luana é a primeira surfista sul-americana a vencer a competição.
Para conquistar o título do torneio disputado em San Juan, nas Filipinas, a brasileira precisou vencer uma final muito emocionante contra a japonesa Kana Nakashio.
Nakashio chegou na final tendo vencido todas as suas baterias, já Luana precisou ir à repescagem após ficar em segundo na bateria de abertura.
Na final, o mar parecia não ajudar e a decisão caminhava para um desfecho monótono, mas faltando cinco minutos para o fim, as ondas chegaram, as surfistas fizeram juntas quatro notas e se alternaram na liderança.
Luana estava atrás no placar quando o tempo terminou, mas ainda faltava uma manobra da brasileira para ser contabilizada, então o resultado veio já com o cronômetro zerado. Luana conseguiu um 6,53 que somado ao 5,70 tirado anteriormente virou 12,23, suficiente para ultrapassar a japonesa que terminou com 11,67.
Aos 20 anos, Luana Silva é a décima brasileira a conquistar o título Mundial de Surfe da WSL, mas a primeira mulher a levantar o troféu.