Alguns gigantes avançam, outros, ficam pelo caminho.
Por Felipe Lopes

Imagem: James Gill – Danehouse/Getty Images
Foram definidos na tarde desta quarta-feira (19) os últimos classificados para a fase final e eliminatória da Champions League. Em seu primeiro ano no novo formato, por pontos corridos, grandes equipes já ficaram pelo caminho, como por exemplo o sete vezes campeão da competição Milan e o poderoso Manchester City.
A equipe italiana, inclusive, foi a primeira a deixar os playoffs em um resultado surpreendente no agregado. O time havia perdido a primeira partida na Holanda contra o Feyenoord mas o torcedor confiava na virada em seu país. O empate, no entanto foi o resultado final.
Outra equipe italiana a ficar pelo caminho foi a Atalanta, que também era favorita no confronto contra o Club Brugge. Os belgas, no entanto, venceram na ida e na volta e não deram chances à atual campeã da Europa League.
O Benfica avançou após vencer fora de casa na ida o Monaco e na tarde de ontem, conseguir o empate de maneira heroica, nos últimos minutos, mesmo jogando em Portugal.
Outro time que teve dificuldades para avançar mas não deu sopa para o azar foi o Bayern. Venceu o Celtics na ida, mesmo atuando na Escócia e ontem, empatou jogando em casa em um jogo bastante amarrado.
Chegando ao dia que a maioria dos fãs de futebol europeu estavam esperando, a tarde começou bastante amena com o empate entre Dortmund e Sporting. O clube alemão havia vencido a ida em Portugal pelo placar de 3 a 0.
Mais tarde, PSV e Juventus estiveram frente a frente, na Holanda, e o clube da casa fez valer o fator mandante. 3 a 1, revertendo a derrota sofrida na Itália na última semana, por 2 a 1. PSV na próxima fase.
O PSG confirmou o favoritismo mais uma vez e após um 3 a 0 contra o Brest na ida, mesmo fora de casa, venceu por 7 a 0 jogando em seus domínios e levantou o sonho ao torcedor.
No mesmo horário, Real Madrid e Manchester City também se enfrentaram, no maior confronto desta fase da competição. O Real já havia vencido a ida, mesmo fora de casa, por 3 a 2 em um jogo emocionante e hoje, mostrou que segue sendo um dos melhores clubes do mundo.
A noite em Madrid teve nome e sobrenome: Kylian Mbappé. O francês marcou dois gols no primeiro tempo, sendo dois golaços e fechou o confronto em um lindo chute de esquerda na segunda etapa. Nico González ainda descontou para o City mas não foi o suficiente.
Real Madrid classificado e em busca do 16º título de Liga dos Campeões da Europa.