Mais Esportes

Fórmula 1 retorna com cenas dramáticas na chuva: Veja como foi o GP da Austrália

O drama começou antes mesmo da largada e durou a corrida toda. A chuva testou os calouros e os veteranos da F1 no primeiro GP do ano.

Por Laura Machado

FOTO: Divulgação / @F1 via X

Devido às fortes chuvas que atingiram Melbourne, a corrida começou com a pista molhada e o clima imprevisível. Como sempre, isso  causou a dança dos pneus, fazendo com que vários carros acabassem fora da corrida.

Isack Hadjar rodou logo na volta de apresentação de sua estreia na F1 e retornou ao pit lane aparentando estar muito decepcionado. O pai de Lewis Hamilton, Anthony Hamilton, abraçou e consolou o jovem piloto em parte do trajeto. Hadjar vem deixando claro em entrevistas que é um super fã de Lewis.

FOTO: Divulgação / @F1 via X

O rookie Oliver Bearman largou do pitlane após a Haas precisar fazer ajustes no carro. O piloto já largaria da última posição, já que não fez nenhuma volta na classificação devido a problemas em seu veículo.

Jack Doohan, da Alpine, se perdeu na primeira volta, rodando e parando com o carro no meio da pista. Carlos Sainz, no seu final de semana de estreia pela Williams, grudou no muro no início da segunda volta ainda na bandeira amarela. Assim como Doohan, no momento da troca de marcha, a marcha seguinte de Sainz destracionou e o carro rodou.

Na volta 17, Antonelli também se atrapalhou e quase bateu contra o muro, porém conseguiu recuperar e voltar para a pista. Ainda nessa volta, Verstappen errou e Piastri fez a ultrapassagem, recuparando o 2° lugar que perdeu na largada.

Com 3 carros a menos, até a vigésima volta, os carros “do fundão” fizeram algumas movimentações, com Lawson, da Red Bull, ultrapassando a Haas de Esteban Ocon e com Kimi Antonelli, da Mercedes, tentando subir posições, ultrapassando Hulkenberg e Stroll. Na volta 23, Hamilton se queixou sobre seu carro no rádio enquanto tentava, com dificuldade, superar Alexander Albon da Williams.

Lando Norris manteve um bom ritmo ao longo da corrida, fazendo uma boa largada e segurando o carro nos momentos de chuva mais intensa. Na maior parte da corrida, foi pressionado por seu colega de equipe, Oscar Piastri, australiano que buscava alcançar sua vitória em casa.

Na volta 34, Fernando Alonso pregou no muro, gerando um safety car total e causando movimentação nos boxes das equipes. Até esse momento, Lando Norris liderava e tinha aberto +16 segundos do terceiro colocado Max Verstappen.

Oscar Piastri acabou perdendo sua chance de vitória na volta 45, após errar e entrar na grama, conseguindo salvar o carro e voltar na penúltima posição. A bandeira amarela pareceu um bom momento para as equipes colocarem pneus intermediários, com os sinais da chuva intensa se aproximando. Ao final da yellow flag, as posições no grid estavam com grandes movimentações.

Leclerc, Lawson e Bortoleto também foram vítimas da chegada da chuva, que acabou com a prova do brasileiro após ele ter rodado sozinho e atingido o muro.

Sendo assim, ao fim do caos do safety car, na volta 52/57 restavam 14 carros na pista. Recapitulando, os carros que já estavam fora eram:

Liam Lawson (Red Bull)

Gabriel Bortoleto (Sauber)

Fernando Alonso (Aston Martin)

Carlos Sainz (Williams)

Jack Doohan (Alpine)

Isack Hadjar (Racing Bulls)

O desempenho da Ferrari não foram conforme esperado na pré-temporada. Na volta 52, Leclerc fez a ultrapassagem de seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, na disputa pela nona posição. Na sequência, ultrapassou Pierre Gasly, com Lewis acompanhando o movimento. Porém, até o final da corrida, Leclerc caiu para P8 e Hamilton para P10, após uma corrida marcada pelo rádio com queixas sobre a estratégia de pneus e o funcionamento do carro. Hamilton chegou a liderar a corrida, porém foi chamado para o box para a troca de pneus e não conseguiu recuperar todas as posições, expressando no rádio seu desapontamento com a equipe pela oportunidade perdida.

As duas últimas voltas foram tensas para Lando Norris, que conseguiu se defender da pressão de Verstappen e saiu vencedor na Austrália. Max ficou com o segundo lugar e George Russel conseguiu o 3° lugar no pódio, sustentando sua posição após a Mercedes ter se beneficiado com sua estratégia no momento da chuva. O novato Kimi Antonelli surpreendeu chegando na 4° posição após uma classificação turbulenta, largando na P16.

Apesar de não ter terminado a corrida, como foi a estreia de Gabriel Bortoleto?

Gabriel foi superado por seu companheiro de equipe Nico Hulkenberg nos primeiros momentos da corrida, não conseguindo chegar perto o suficiente para realizar a ultrapassagem, ficando longe de disputas na corrida. Na volta 44, Bortoleto recebeu uma punição de 5 segundos após ter sido liberado incorretamente do pit lane. O final de semana não terminou como esperado, com o brasileiro batendo no muro e não conseguindo pontuar ou sequer terminar a corrida.

A equipe de Bortoleto, Kick Sauber, conseguiu pontuar com Nico Hulkenberg que viu a bandeira quadriculada na 7° posição.

Veja como ficaram as posições finais na estreia dessa temporada da F1:

PosiçãoNúmeroPilotoCarroVoltasTempoPts
14Lando NorrisMcLaren Mercedes571:42:06.30425
21Max VerstappenRed Bull Racing Honda RBPT57+0.895s18
363George RussellMercedes57+8.481s15
412Andrea Kimi AntonelliMercedes57+10.135s12
523Alexander AlbonWilliams Mercedes57+12.773s10
618Lance StrollAston Martin Aramco Mercedes57+17.413s8
727Nico HulkenbergKick Sauber Ferrari57+18.423s6
816Charles LeclercFerrari57+19.826s4
981Oscar PiastriMcLaren Mercedes57+20.448s2
1044Lewis HamiltonFerrari57+22.473s1
1110Pierre GaslyAlpine Renault57+26.502s0
1222Yuki TsunodaRacing Bulls Honda RBPT57+29.884s0
1331Esteban OconHaas Ferrari57+33.161s0
1487Oliver BearmanHaas Ferrari57+40.351s0
NC30Liam LawsonRed Bull Racing Honda RBPT46DNF0
NC5Gabriel BortoletoKick Sauber Ferrari45DNF0
NC14Fernando AlonsoAston Martin Aramco Mercedes32DNF0
NC55Carlos SainzWilliams Mercedes0DNF0
NC7Jack DoohanAlpine Renault0DNF0
NC6Isack HadjarRacing Bulls Honda RBPT0DNF0
Fonte: www.formula1.com

*A tabela de resultados foi reajustada após a revisão da penalização de Kimi Antonelli, que foi anulada, promovendo o piloto para P4.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste