Extras

Kirsty Coventry é eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional

Campeã olímpica, ex-nadadora será a primeira mulher a presidir a entidade

Por Leonardo Lopes

Foto: Greg Martin / COI

Foi realizada nesta quinta-feira (20) em Pilos, na Grécia, a eleição para consagrar o novo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), a entidade máxima do Movimento Olímpico nos próximos oito anos.

A ex-nadadora do Zimbábue, Kirsty Coventry de 41 anos, foi eleita a 10ª presidente do COI com 49 votos, exatamente o número necessário para ser eleita já em primeiro turno.

O espanhol Juan Antonio Samaranch Jr, filho do ex-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch ficou em segundo com 28 votos e o britânico Sebastian Coe em terceiro com 8 votos. Além deles, foram candidatos o francês David Lappartient, o sueco Johan Eliasch, o japonês Morinari Watanabe e Feisal Al Hussein da Jordânia.

Em 131 anos, Coventry será a primeira mulher a presidir o Comitê Olímpico Internacional e também a primeira pessoa africana a comandar a entidade. Ela substituirá o alemão e campeão olímpico na esgrima por equipes em Montreal 1976, Thomas Bach, que apoiou a eleição de Coventry.

A posse de transferência de cargo e o início do mandato de Kirsty serão realizados no dia 23 de junho.

Especialista no nado costas, Kirsty Coventry soma sete medalhas olímpicas, sendo duas delas de ouro. Em Atenas 2004, Coventry conquistou um ouro nos 200m costas, uma prata nos 100m costas e um bronze nos 200m Medley. Em Pequim, 2008, voltou a ganhar o ouro nos 200m costas e conquistou três pratas, nos 100m costas, nos 200m Medley e nos 400m Medley.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste