Chegamos no segundo capítulo dessa temporada da Fórmula 1: o GP da China. O fim de semana foi marcado por altos e baixos para algumas equipes.
Após Lewis Hamilton ter vencido a sprint liderando de ponta a ponta, a expectativa sobre o desempenho da Ferrari cresceu. Na classificação, os olhares se voltaram para a McLaren, que novamente tinha dois carros entre os três primeiros.
No domingo, Oscar Piastri venceu a corrida com tranquilidade, com Lando Norris em segundo e George Russel em terceiro.
Esse resultado consagra a 50° dobradinha da McLaren e o 300° pódio da Mercedes.
A largada
Oscar Piastri, que fez a pole position, largou bem, se defendendo de Russel e Norris. O novato Liam Lawson largou do box após a Red Bull optar por fazer mudanças no carro, aproveitando que Lawson já largaria em último lugar.
Logo na primeira volta, após uma boa largada da Ferrari, Leclerc tocou no carro de Hamilton, danificando sua asa dianteira. Ainda nessa volta, o brasileiro Gabriel Bortoleto perdeu o controle do carro e entrou na brita, conseguindo se recuperar e voltar para a corrida, indo diretamente para os boxes para a troca de pneus. Desta forma, Bortoleto conseguiu finalizar sua primeira corrida na F1, chegando na 14° posição.
Fernando Alonso teve que abandonar a corrida prematuramente, na volta 4, após identificar um problema nos freios de sua Aston Martin. A equipe garantiu pontos na corrida após Lance Stroll terminar em 7° lugar.
Destaques
As equipes Haas e Williams conseguiram pontuar com seus dois pilotos no GP da China, assim como as potências McLaren e Mercedes.
A Haas, que no último fim de semana foi apontada como um dos piores carros do grid, se reergueu. Oliver Bearman, que está na sua temporada de estreia, também foi muito elogiado por sua posição final entre os 10 primeiros.
Isack Hadjar, da Racing Bulls, conseguiu finalizar sua primeira corrida de Fórmula 1 na 11° posição, após ter rodado na volta de formação na Austrália e ter sido criticado por Helmut Marko – construtor da equipe Red Bull – que chamou o choro de Hadjar de “um pouco vergonhoso”.
Max Verstappen não conseguiu um lugar no pódio da China, ficando em 4° lugar. O desempenho da equipe gerou preocupação em Marko, que apontou que uma reunião de emergência irá acontecer para discutirem o início da temporada.
Fim trágico para a Ferrari na China
Após testar diferentes estratégias durante a corrida, como a inversão de posições entre Hamilton e Leclerc, na tentativa de conseguir mais pontos para a equipe, a Ferrari teve seus dois carros desclassificados da corrida. Os pilotos haviam finalizado a corrida em P5 (LEC) e P6 (HAM), mas, a equipe que teve um ótimo desempenho na sprint, foi prejudicada pelo descuido com o regulamento.
3 pilotos foram desclassificados do GP. Entenda o que aconteceu:
Lewis Hamilton (Ferrari) – Desclassificação pela prancha do vagão com espessura abaixo do mínimo, por desgaste excessivo por derrapagem. Essa “prancha” é uma placa de madeira, que fica localizada na parte de baixo dos carros.
Charles Leclerc (Ferrari) – Desclassificação por estar com o peso do carro abaixo do mínimo.
Pierre Gasly (Alpine) – Desclassificação por estar com o peso do carro abaixo do mínimo.
A Ferrari se pronunciou nas redes sociais após o ocorrido, dizendo que “não havia intenção de ganhar qualquer vantagem” e que eles irão “aprender com o que aconteceu hoje e se certificar que não irão cometer os mesmos erros de novo”.
Dança das cadeiras na Red Bull?
A situação de Liam Lawson está complicada. O jovem piloto está com dificuldade para se adaptar ao carro e fazer ultrapassagens durante a corrida, terminando com várias posições de diferença entre ele e seu companheiro de equipe, Max Verstappen.
Segundo o jornal britânico Autosport, após o resultado do GP da China, especula-se que já no GP do Japão o piloto Yuki Tsunoda correrá no lugar de Lawson. Tsunoda corre pela Racing Bulls e havia expressado, já na temporada passada, a vontade que sentia de correr pela equipe principal ao lado de Verstappen. É esperado que, em algum momento da temporada, Yuki receba uma chance de dirigir uma Red Bull.
Veja como ficaram as posições finais:
POSIÇ. | N° | PILOTO | CARRO | VOLTAS | TEMPO | PTS |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 81 | Piastri | McLaren Mercedes | 56 | 1:30:55.026 | 25 |
2 | 4 | Norris | McLaren Mercedes | 56 | +9.748s | 18 |
3 | 63 | Russell | Mercedes | 56 | +11.097s | 15 |
4 | 1 | Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 56 | +16.656s | 12 |
5 | 31 | Ocon | Haas Ferrari | 56 | +49.969s | 10 |
6 | 12 | Antonelli | Mercedes | 56 | +53.748s | 8 |
7 | 23 | Albon | Williams Mercedes | 56 | +56.321s | 6 |
8 | 87 | Bearman | Haas Ferrari | 56 | +61.303s | 4 |
9 | 18 | Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 56 | +70.204s | 2 |
10 | 55 | Sainz | Williams Mercedes | 56 | +76.387s | 1 |
11 | 6 | Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 56 | +78.875s | 0 |
12 | 30 | Lawson | Red Bull Racing Honda RBPT | 56 | +81.147s | 0 |
13 | 7 | Doohan | Alpine Renault | 56 | +88.401s | 0 |
14 | 5 | Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 55 | +1 lap | 0 |
15 | 27 | Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 55 | +1 lap | 0 |
16 | 22 | Tsunoda | Racing Bulls Honda RBPT | 55 | +1 lap | 0 |
NC | 14 | Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 4 | DNF | 0 |
DQ | 16 | Leclerc | Ferrari | DSQ | 0 | |
DQ | 44 | Hamilton | Ferrari | DSQ | 0 | |
DQ | 10 | Gasly | Alpine Renault | DSQ | 0 |