Yago vence final brasileira e volta a ganhar uma etapa do circuito Mundial
Por: Leonardo Lopes
Neste domingo (23) foi finalizada a terceira etapa da temporada do Circuito Mundial de Surfe, realizada em Peniche, Portugal.
Em uma final 100% brasileira, Yago Dora venceu ítalo Ferreira e voltou a conquistar uma etapa da WSL após um ano e nove meses, quando venceu a etapa de Saquarema no Rio de Janeiro em 2023, também vencendo ítalo Ferreira na final.
Com uma campanha enorme, eliminando os australianos Jack Robinson nas quartas de final e Ethan Ewing na semifinal, o brasileiro conquistou seu primeiro título em Peniche e o segundo no circuito. Com a vitória, Yago Dora vai subir onze posições no ranking mundial da WSL e vai ocupar a quarta colocação. O ranking segue tendo Ítalo Ferreira como o líder e consequentemente dono da lycra amarela.
No feminino, o título da etapa de Portugal ficou com a americana Caroline Marks, que derrotou a sua compatriota Gabriela Bryan na final.
Entre os outros brasileiros que participaram da etapa de Peniche, Ian Gouveia e João Chianca foram eliminados na repescagem do Round 1. Deivid Silva, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Edgard Groggia e Samuel Pupo caíram no Round 3.
Três brasileiros chegaram até as quartas de final, além dos finalistas Yago e Ítalo, o outro foi Filipe Toledo, que acabou sendo eliminado na fase de quartas de final ao perder para o australiano Ethan Ewing.
Entre as mulheres brasileiras, Tatiana Weston-Webb foi eliminada na repescagem do Round 1 e Luana Silva foi derrotada na fase de oitavas de final.
Essa foi a terceira etapa da temporada da WSL, a primeira realizada em Pipeline, no Havaí, foi vencida pelo havaiano Barron Mamiya no masculino e pela australiana Tyler Wright no feminino. Na segunda etapa, que aconteceu nas piscinas de onda em Abu Dhabi, Ítalo Ferreira foi campeão entre os homens e a americana Caitlin Simmers venceu entre as mulheres.