Times conquistaram a vaga para a elite do vôlei e farão a final da Superliga B
Por: Leonardo Lopes

O Renasce Vôlei Sorocaba-SP venceu o São Caetano-SP na noite desta sexta-feira (04) em partida válida pelas semifinais da Superliga B. A vitória por três sets a um, com parciais de 25/8, 25/19, 21/25 e 25/12 no terceiro e decisivo confronto entre os times coloca uma equipe sorocabana na elite do vôlei nacional após quase 30 anos.
Desde o time “Leite Moça” da década de 90, Sorocaba não figurava na primeira divisão do vôlei brasileiro. O lendário time, que contava com a levantadora Fernanda Venturini e a ponteira Ana Moser, conquistou a Superliga A por três vezes, nas temporadas 1994/1995, 1995/1996 e 1996/1997. Além das conquistas nacionais, o Leite Moça foi campeão do Mundial de Clubes de Vôlei em 1994.
O projeto do Renasce teve início em setembro de 2021, após um hiato de 24 anos, desde a extinção do Leite Moça. Desde então, a equipe foi campeã da Superliga C e agora chega à final da Superliga B, garantindo o acesso para a primeira divisão.
O Renasce Sorocaba se junta ao Tijuca Tênis Clube, do Rio de Janeiro, que já havia conquistado o acesso e a vaga na final da Superliga B no último domingo (30) ao vencer em dois jogos a equipe do Pinhalense Zagonel, de Pinhalzinho-SC. O Tijuca, que fez uma campanha quase perfeita, somando 12 vitórias em 13 jogos, foi o melhor time da competição na primeira fase e vai disputar a Superliga A pela primeira vez na sua história.

A final da Superliga B entre Renasce Sorocaba e Tijuca Tênis Clubes será decidida em partida única, na próxima segunda-feira (07), às 21h no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro.