Mais Esportes

Verstappen vence pela primeira vez na temporada e McLaren completa o pódio

O GP do Japão marca o início de novas histórias e começa a ditar o ritmo da temporada.

Por Laura Machado

Imagem: @RBR_Daily no X

Em uma largada cheia de ambição, Verstappen conseguiu defender sua posição de forma limpa, apesar de Lando Norris ter iniciado a corrida na cola de Max. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que começou a corrida com pneus duros, não largou bem e caiu para a última posição, enfrentando problemas com o controle de seu carro. Durante a corrida, conseguiu recuperar pouco, terminando em 19°, favorecido pela troca de pneus.

Na largada, também haviam olhares voltados para o novato Isack Hadjar, que largou em 7° lugar, logo à frente de seu ídolo declarado, Lewis Hamilton. O rookie se defendeu bem, mas foi superado por Hamilton na sexta volta da corrida, terminando em 8° lugar. Outro estreante da temporada que, mais uma vez conseguiu pontuar, foi Oliver Bearman, ficando pela segunda vez consecutiva com a décima colocação.

A estratégia de pneus no GP do Japão foi variada. Enquanto a maior parte do grid ia com pneus médios, Bortoleto (Sauber), Ocon (Haas) e Hamilton (Ferrari) começaram com pneus duros. Ainda, Jack Doohan (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin) usavam pneus macios. Stroll, na décima volta, já havia trocado seus pneus macios pelos duros. Porém, após não muito tempo, Lance acabou indo para o pit novamente para colocar pneus médios. Sem conseguir encontrar ritmo na corrida, viu a bandeira quadriculada da última colocação.

Ao longo da corrida, quase todos os carros que iniciaram com os pneus médios, trocaram para os pneus duros, e vice-versa. Apesar das trocas, as estratégias se mostraram mais como uma jogada de sustentação ao longo da corrida, já que não houveram muitas ultrapassagens, ganhos ou perdas de posições.

O japonês Yuki Tsunoda, que estava fazendo sua estreia pela Red Bull, largou da 14° posição. Após a troca de lugares com Liam Lawson, todos queriam acompanhar como Yuki performaria com o carro. Tsunoda conseguiu criar algumas oportunidades e finalizar em 12°, porém, sentiu na pele o que há algum tempo o segundo piloto da RBR sente, ao terminar com 11 colocações de diferença de Verstappen. 

Pela primeira vez, vimos a família de Tsunoda aparecendo na transmissão, diretamente do box da nova equipe.

Imagem: Transmissão F1 TV

Na volta 19, a McLaren teve uma tentativa falha de blefe contra a Red Bull, chamando Norris para o “box para ultrapassar”. A fala na rádio, porém, não paraceu ter surtido efeito na estratégia da equipe austríaca. Por fim, ambos os carros entraram no box juntos na volta 22, e saíram juntos, criando uma saída amarga dos boxes, com Lando acusando Max de tê-lo forçado para fora, e Max acusando Lando de ter se jogado para fora e forçado uma ultrapassagem ilegal nos boxes.

Imagem: viaplay

Ambos os pilotos tiveram o apoio da equipe, porém o caso não foi levado para investigação.

Mais uma vez, a Ferrari sai do fim de semana sem um lugar no pódio, o que certamente trará discussões sobre as expectativas e melhorias que podem ser feitas nos carros para que a equipe possa disputar o campeonato. A Mercedes continua consistente com seus pilotos, tendo os dois colocados entre os 10 primeiros pela 3° vez consecutiva, com destaque para o bom desempenho do estreante de 2025, Kimi Antonelli, de apenas 18 anos.

Novamente, tivemos os dois carros da McLaren no pódio, mostrando que a equipe de dois pilotos jovens terá muito fôlego para lutar pelo campeonato de construtores. Porém, eles continuarão desafiando Verstappen pelo título? A dupla vem demonstrando grande potencial – inclusive, criando disputas entre si – mas se Max vai bem na classificação e larga na primeira fileira, é difícil ultrapassá-lo na pista. Portanto, caso a Red Bull encontre seu ritmo novamente, a equipe papaya deverá construir fins de semana sólidos para manter a dominância e lutar pelos dois principais títulos. No momento, Norris lidera o campeonato, seguido de Verstappen (com apenas 1 ponto de diferença) e Piastri (com 4 pontos de diferença).

Veja as colocações finais do GP do Japão:

POS.PILOTOCARROVOLTASTEMPOPTS
11 VerstappenRed Bull Racing Honda RBPT531:22:06.98325
24 NorrisMcLaren Mercedes53+1.423s18
381 PiastriMcLaren Mercedes53+2.129s15
416 LeclercFerrari53+16.097s12
563 RussellMercedes53+17.362s10
612 AntonelliMercedes53+18.671s8
744 HamiltonFerrari53+29.182s6
86 HadjarRacing Bulls Honda RBPT53+37.134s4
923 AlbonWilliams Mercedes53+40.367s2
1087 BearmanHaas Ferrari53+54.529s1
1114 AlonsoAston Martin Aramco Mercedes53+57.333s0
1222 TsunodaRed Bull Racing Honda RBPT53+58.401s0
1310 GaslyAlpine Renault53+62.122s0
1455 SainzWilliams Mercedes53+74.129s0
157 DoohanAlpine Renault53+81.314s0
1627 HulkenbergKick Sauber Ferrari53+81.957s0
1730 LawsonRacing Bulls Honda RBPT53+82.734s0
1831 OconHaas Ferrari53+83.438s0
195 BortoletoKick Sauber Ferrari53+83.897s0
2018 StrollAston Martin Aramco Mercedes52+1 volta0
Tabela: divulgação formula1.com

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste