Entidade aumenta número de provas do programa olímpico
Por: Leonardo Lopes

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta quarta-feira (09) alterações no programa olímpico para a próxima edição dos Jogos, que será realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
Ao todo, serão 351 provas disputadas, o maior número da história, irão ser 22 provas a mais que as 329 de Paris em 2024. Em Tóquio 2020, foram 339.
Segue abaixo as alterações anunciadas pelo COI:
Natação – Serão incluídas seis provas, sendo elas: 50m costas, 50m peito e 50m borboleta, todas em ambos os naipes, masculino e feminino.
Polo Aquático – O torneio feminino irá contar com 12 equipes e ficará igual ao masculino. Antes eram 10 equipes no feminino.
Tiro com Arco – O arco composto irá entrar no programa, mas apenas nas duplas mistas. Antes eram realizadas provas apenas no arco recurvo.
Atletismo: Marcha – Atlética deixará de ser 20km e passará a ser meia-maratona (21k). Além disso, irá sair do programa o revezamento visto da marcha atlética e entrará o 4x100m misto.
Basquete 3×3 – Tanto no masculino quanto no feminino teremos o acréscimo de equipes. Antes eram oito, agora serão 13.
Boxe – Além de reajustes das categorias de peso, teremos a inserção de mais uma categoria no feminino, assim ficando com sete categorias em cada naipe.
Futebol – O futebol masculino era disputado por 16 equipes e o feminino por 12 equipes. Agora teremos uma inversão, masculina passará a ter 12, enquanto o feminino terá 16.
Pentatlo Moderno – Teremos uma diminuição no número de atletas por gênero, ao invés de 36, teremos 32.
Golfe – Teremos uma disputa de equipes mista.
Ginástica Artística – Assim como no Google, teremos a realização de um prova de equipes mistas.
Remo – Deixa o programa a prova de Double skiffs leves e entra o Remo Costal individual nos dois naipes, além do Double Skiffs misto.
Tiro – O Skeet por equipe mista deixa os Jogos em Los Angeles para a entrada da fossa por equipe mista.
Tênis de Mesa – As disputas de duplas tanto masculinas quanto femininas retornam ao programa olímpico. A disputa por equipes masculinas e femininas deixam de acontecer, para a entrada da disputa por equipes mistas.
Escalada – As provas do Boulder e do Lead não serão mais uma só. Elas serão separadas e avaliadas individualmente, assim deixando a escalada com seis provas ao invés de quatro.
Os novos esportes já haviam sido anunciados, mas foram reforçados no comunicado do COI, entram no programa:
- Críquete
- Flag Football
- Beisebol / Softbol
- Lacrosse
Todas essas serão modalidades por equipes, onde teremos seis seleções participando. O esporte individual que entra nos Jogos Olímpicos em Los Angeles será o Squash, que terá 16 atletas em cada gênero.
Outra mudança que já havia sido anunciada foi a inversão de natação com o atletismo. Em 2028, o atletismo será na primeira semana, enquanto a natação ocorrerá na segunda semana de Jogos.
O Comitê Olímpico Internacional ainda informou que pela primeira vez na história teremos mais vagas femininas do que masculinas. Serão 5.655 vagas para as mulheres e 5.543 vagas para os homens, em porcentagem dará 50.5% a 49.5%. Ao todo teremos 111,98 atletas competindo em 165 eventos masculinos, 161 eventos femininos e 25 eventos mistos.
Além das mudanças nos Jogos Olímpicos de Verão, o COI também anunciou que os Alpes Franceses serão sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.