Oscar Piastri é o grande vencedor do final de semana. Russel e Norris completam o pódio, seguidos pelos dois carros da Ferrari. Bortoleto termina em último.

Você sabia?
A McLaren nunca havia feito a pole no Bahrein, muito menos vencido. Parte dos proprietários da equipe são do Bahrein, tornando esse GP uma home race (corrida em casa) a ser conquistada.
A Largada
A corrida começou assim: Piastri na pole position, Ferrari largando pela primeira vez na 1º fileira em 2025 com Leclerc, e George Russel largando da 3º posição, após a Mercedes ser penalizada por infringir as instruções da direção de prova durante a classificação. Quando as luzes vermelhas se apagaram, as posições se inverteram um pouco. Após ter ultrapassado Leclerc, George Russel quase colidiu com Piastri. Na sequência, Lando atacou Leclerc e ficou com o terceiro lugar.
Sendo assim, Charles Leclerc perdeu duas posições na largada. Nesse momento, muitos questionavam se a Ferrari teria errado na estratégia, já que Charles usava uma estratégia de pneus diferente dos outros carros que disputavam com ele, correndo de pneus médios enquanto os outros estavam de pneus macios.
Na volta 3, a direção de prova apontou que Lando Norris estava sendo investigado por ter largado fora da posição. A transmissão mostrou detalhadamente como Norris estava à frente da pintura do grid, sendo penalizado com 5 segundos. Posteriormente, foi revelado que o “dedo-duro” da infração foi Max Verstappen, que estava de olho na colocação de Lando e sinalizou o erro do inglês para sua equipe no rádio.
A Sauber, equipe de Bortoleto, largou mal. O brasileiro perdeu uma posição e Hulkenberg perdeu 4 posições, ficando em último. O piloto alemão logo precisou ir para os boxes para trocar seus pneus macios pelos médios, se igualando à estratégia de pneus de Bortoleto, assim como outros carros passaram a fazer. A Ferrari teria acertado ao colocar seus dois pilotos para largarem com os pneus médios? A estratégia da equipe italiana parecia funcionar melhor à longo prazo.
Dança dos Pneus
Insatisfeito com seu desempenho, Verstappen fez sua primeira parada e voltou com uma estratégia diferente para a corrida, sendo o único carro com pneus duros no grid. Algum tempo depois, Gabriel Bortoleto repetiu a estratégia de Max. As equipes estavam cada vez mais optando pelos pneus mais resistentes. Logo, todos os pneus macios estariam temporariamente extintos da corrida.
A Ferrari fez duas paradas seguidas, primeiro trocando os pneus de Leclerc e depois os de Hamilton, mantendo a estratégia com os médios. O segundo carro pareceu ser o mais prejudicado com as duas paradas, perdendo mais posições. Enquanto isso, Verstappen se queixava pela dificuldade com a aderência dos pneus duros, que tinha acabado de colocar.
Mais emoção
Diferente do que tivemos em Suzuka na semana passada, vimos muitas disputas e ultrapassagens na pista. Verstappen foi ultrapassado por Antonelli e Hamilton com facilidade, enquanto seguia discutindo no rádio. Leclerc e Lando Norris levaram a disputa da largada para a frente, voltando a se enfrentar na volta 25, com Leclerc saindo com a vitória dessa vez. Enquanto os carros batalhavam para escalar o grid, Piastri estava na liderança, se mantendo longe de confrontos e segurando sua -até então – possível vitória.
Bortoleto, que também corria com os pneus duros, estava na última posição, distante do 19° colocado. Os pneus médios começaram a se destacar como a melhor opção, ainda mais após na sequência Max Verstappen ter parado para colocar os pneus amarelos em mais um pit “enrolado” da Red Bull, que havia cometido erros em todas as paradas que aconteceram até a volta 28, com problemas nas lâmpadas de sinalização para os pilotos e se atrapalhando no momento da troca dos pneus.
Na volta 33, o Safety Car entrou na pista, após Carlos Sainz e Yuki Tsunoda terem tocado seus carros duas vezes, bem como Lawson e Stroll, gerando excesso de detritos na pista. Com isso, as equipes aproveitaram mais uma vez para trocar os pneus. A Ferrari foi contra as últimas escolhas que havia feito, colocando pneus duros em seus dois carros. George Russel, que estava na segunda posição, colocou os pneus macios, variando ainda mais as estratégias da corrida. Em meio à tantos testes, quem sairia com o melhor resultado?
Na volta 37, com a liberação do Safety Car, Leclerc, Norris e Hamilton, respectivamente nessa ordem, entraram em uma disputa acalorada pelo 3° lugar. Lewis ultrapassou Lando, que retomou a posição fora da pista, precisando devolver a 4° colocação para o heptacampeão. Essa disputa continuou nas voltas seguintes, com Norris ultrapassando Hamilton na volta 38, dessa vez, de forma legal.

Hamilton, que vinha muito desapontado com a Ferrari após a classificação, chegou a elogiar a estratégia de paradas da equipe na rádio. Porém, na volta 41, o britânico começou a estranhar o carro, dizendo que “o carro não vira”, referindo-se à dificuldade que estava enfrentando nas curvas. Com esse problema, Lewis ficava cada vez mais distante de conseguir uma posição no pódio, enquanto Norris se aproximava de Leclerc, buscando voltar à primeira posição do campeonato.
Na volta 52, após tantas tentativas de aproximação, Norris finalmente ultrapassou Leclerc e conseguiu a 3° posição, ficando 3 pontos à frente de Piastri no campeonato de pilotos. Nas duas últimas voltas, Lando Norris atacou George Russel pela posição, mas o piloto da Mercedes conseguiu se defender, cruzando a linha de chegada como o 2° colocado. Lewis Hamilton, que largou da nona posição e chegou em 5º lugar, recebeu o prêmio de piloto do dia, que é decidido em uma votação online pelos fãs.
Veja como ficaram as colocações do campeonato após o GP do Bahrein:
Penalizações e Dificuldades
Sainz recebeu uma penalização de 10 segundos por ter forçado uma colisão com Tsunoda na disputa que causou o safety car. O espanhol fez uma parada para descontar os segundos punição e voltou em último lugar. Pouco tempo depois, a equipe optou por retirar o carro da prova devido aos danos da colisão, restando assim 19 carros no grid. Liam Lawson também recebeu uma punição de 10 segundos por ter causado a colisão com Hulkenberg. Além disso, diversos pilotos receberam a bandeira branca e preta por terem excedido os limites da pista, inclusive o tetracampeão Max Verstappen.
Na volta 48, descobrimos que Piastri estava correndo sem conseguir tomar sua água, após a equipe ter o cobrado para se hidratar e ele ter respondido que faria isso, se o sistema de hidratação estivesse funcionando. Mesmo com dificuldades, ele continuou abrindo vantagem volta a volta, encerrando seu fim de semana de forma perfeita com a pole position seguida da vitória.
Veja como ficaram as colocações finais da corrida:
Pos | Nº | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 81 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 57 | 1:35:39.435 | 25 |
2 | 63 | George Russell | Mercedes | 57 | +15.499s | 18 |
3 | 4 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 57 | +16.273s | 15 |
4 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 57 | +19.679s | 12 |
5 | 44 | Lewis Hamilton | Ferrari | 57 | +27.993s | 10 |
6 | 1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 57 | +34.395s | 8 |
7 | 10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 57 | +36.002s | 6 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 57 | +44.244s | 4 |
9 | 22 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 57 | +45.061s | 2 |
10 | 87 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 57 | +47.594s | 1 |
11 | 12 | Kimi Antonelli | Mercedes | 57 | +48.016s | 0 |
12 | 23 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 57 | +48.839s | 0 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 57 | +53.472s | 0 |
14 | 6 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 57 | +56.314s | 0 |
15 | 7 | Jack Doohan | Alpine Renault | 57 | +57.806s | 0 |
16 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 57 | +60.340s | 0 |
17 | 30 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 57 | +64.435s | 0 |
18 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 57 | +65.489s | 0 |
19 | 5 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 57 | +66.872s | 0 |
NC | 55 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 45 | DNF | 0 |