Australiano supera Max Verstappen e vence o GP da Arábia Saudita. Bortoleto é ultrapassado por Doohan na última volta e fica em último lugar. Ferrari consegue seu primeiro pódio da temporada com Leclerc em P3.
Por Laura Machado

O GP da Arábia Saudita teve pelo menos uma uma bandeira amarela em todos os anos desde que entrou no calendário da Fórmula 1, e em 2025 não seria diferente. Logo na primeira volta da corrida, tivemos um safety car após Gasly tentar ultrapassar Tsunoda, o deixando sem espaço e fazendo os dois atingirem o muro. Essa colisão fez os dois pilotos abandonarem a corrida, após os carros terem sido danificados.
Piastri e Verstappen travaram uma disputa polêmica na largada, gerando uma investigação por Verstappen ter ultrapassado Piastri após sair da pista e ganhar vantagem. Depois da análise da direção de prova, ele recebeu 5 segundos de penalização. Porém, na coletiva de imprensa pós GP, Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, apresentou uma imagem para argumentar que a punição foi injusta.

A foto, segundo Horner, provaria que Verstappen estava à frente de Piastri no apex da curva 1, o que faria com que a justificativa da penalização fosse incorreta. Até o momento da publicação deste artigo, a FIA não se pronunciou sobre possíveis investigações do caso. O chefe da Red Bull ainda declarou que, se Verstappen não recebesse a punição de 5 segundos, ele teria vencido a corrida.
Hamilton e Norris brigavam pelo sexto lugar na volta 13, com Lando querendo recuperar seu fim de semana e escalar no grid, após ter batido o carro na classificação de sábado, largando em 10° lugar. Depois dos britânicos terem trocado ultrapassagens duas vezes seguidas, Norris conseguiu abrir vantagem na 6° posição para fugir de Hamilton. Lando continuou a ultrapassar os demais carros à sua frente, e chegou a ficar na liderança da prova antes de precisar fazer sua primeira troca de pneus.
A Ferrari conseguiu sua primeira participação no pódio em 2025, com Charles Leclerc chegando em terceiro lugar. Lewis Hamilton terminou a corrida em sétimo, na mesma posição em que largou. O piloto 7 vezes campeão mundial se desculpou com a equipe no rádio por não ter estado em um bom ritmo de corrida, ainda encontrando dificuldades para se adaptar ao carro.
Na volta 26, Gabriel Bortoleto, ao disputar a 16° posição, tocou o pneu na Aston Martin de Fernando Alonso, assustando o espanhol que acabou saindo para fora da pista e fazendo a ultrapassagem com vantagem. Logo, Alonso já devolveu a posição, mas depois conseguiu ultrapassar Bortoleto. Depois da corrida, Em entrevista à ESPN, Alonso brincou que Bortoleto ficará “sem jantar na volta para casa” como punição pela quase batida, já que ele é empresário de Bortoleto, e eles viajam juntos.

Lando Norris está sendo alvo de memes e críticas na internet por conta dos erros que vem comentendo recentemete. Após ter rodado sozinho no Q3 da classificação de sábado, ele já demonstrava estar desapontado consigo mesmo, se chamando de idiota no rádio da equipe. Em Jeddah, Lando largou em P10 e conseguiu chegar em P4, faltando pouco para chegar em Leclerc na última volta. Na corrida de hoje, o britânico passou perto de receber uma penalização por supostamente infringir as ordens da direção de prova na saída do pit lane, mas não a FIA entendeu que não havia necessidade de investigação do caso. No Bahrein, no último domingo, Norris recebeu 5 segundos de punição por largar fora de posição.
Os companheiros de equipe Oscar Piastri e Lando Norris deram declarações divergentes à imprensa sobre o ritmo da McLaren. Enquanto Norris, assim como Christian Horner, acredita que a Red Bull estava com o carro mais rápido, Piastri discordou e defendeu que a equipe papaya era a equipe com o melhor ritmo.
Os dois pilotos da McLaren estão com 10 pontos de diferença no campeonato de pilotos. Veja como ficaram as colocações após o GP da Arábia Saudita:
Gabriel Bortoleto vem enfrentando dificuldades para tirar uma boa performance do carro da Sauber, e segue sem nenhum ponto nessa temporada. Segundo a análise divulgada pela Fórmula 1 após a classificação de sábado, apesar do carro da Sauber ter potência nas retas, a equipe fica muito atrás dos demais carros nas curvas. O @estagiariodaf1 analisou no X que isso acontece por conta da configuração do carro, que teria menos downforce. O “downforce” (força descendente), segundo explica a matéria da equipe Mercedes, é a força aerodinâmica que empurra o carro para baixo, proporcionando maior aderência à pista. Essa força é crucial para melhorar a performance nas curvas, permitindo que os carros passem por elas em velocidades mais elevadas.
Veja também as posições finais da corrida:
Pos | N° | Piloto | Carro | Voltas | Tempo | Pts |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 81 | Oscar Piastri | McLaren Mercedes | 50 | 1:21:06.758 | 25 |
2 | 1 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 50 | +2.843s | 18 |
3 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | 50 | +8.104s | 15 |
4 | 4 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 50 | +9.196s | 12 |
5 | 63 | George Russell | Mercedes | 50 | +27.236s | 10 |
6 | 12 | Kimi Antonelli | Mercedes | 50 | +34.688s | 8 |
7 | 44 | Lewis Hamilton | Ferrari | 50 | +39.073s | 6 |
8 | 55 | Carlos Sainz | Williams Mercedes | 50 | +64.630s | 4 |
9 | 23 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 50 | +66.515s | 2 |
10 | 6 | Isack Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 50 | +67.091s | 1 |
11 | 14 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 50 | +75.917s | 0 |
12 | 30 | Liam Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 50 | +78.451s | 0 |
13 | 87 | Oliver Bearman | Haas Ferrari | 50 | +79.194s | 0 |
14 | 31 | Esteban Ocon | Haas Ferrari | 50 | +99.723s | 0 |
15 | 27 | Nico Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 49 | +1 lap | 0 |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 49 | +1 lap | 0 |
17 | 7 | Jack Doohan | Alpine Renault | 49 | +1 lap | 0 |
18 | 5 | Gabriel Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 49 | +1 lap | 0 |
NC | 22 | Yuki Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 1 | DNF | 0 |
NC | 10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 0 | DNF | 0 |