Futebol Internacional

Botafogo 0 x 0 São Paulo: Fogão pressiona, mas não aproveita as chances e fica no empate com o São Paulo

Botafogo finaliza 22 vezes, acerta o travessão, mas não consegue marcar. Por outro lado, o tricolor tem a melhor chance do jogo, mas Calleri desperdiça

Por Lucas Vargas

Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

Na última quarta (19), o Botafogo recebeu o São Paulo pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores da América. O fogão jogou em casa e procurou pressionar o tricolor do Morumbi desde o primeiro minuto de jogo.

No primeiro lance, o meia venezuelano Savarino do Botafogo acertou um voleio na pequena área, mas Rafael fez uma defesa tranquila. A partir daquele momento, o time paulista percebia como seria o resto do primeiro tempo.

A estratégia de jogo do Botafogo foi impor o jogo contra um São Paulo que se defendeu, a forma rápida de atacar do fogão foi avassaladora, não deu espaço para o time de Zubeldía contra-atacar.

Vitinho e Luiz Henrique, pelo lado direto do Botafogo, foram os grandes destaques nas criações das jogadas ofensivas, mas foi pelo lado esquerdo que Savarino encontrou um belo chute que acertou o travessão do goleiro são paulino. Na sequência, o argentino Almada cobrou um escanteio que Luiz Henrique cabeceou no travessão, mas o atacante já estava em posição de impedimento.

No primeiro tempo, o time carioca dominou com 10 finalizações e viu a equipe adversária finalizar apenas uma vez na meta do goleiro Jhon.

Além das jogadas ofensivas, a parte defensiva do Botafogo anulou o trio de ataque são paulino. Lucas Moura, o grande nome do tricolor, passou o primeiro tempo apagado, por conta da forte marcação do meio-campo Gregore e Marlon Freitas.

O recém contrado Thiago Almada, foi outro grande destaque da equipe, com seus dribles e velocidade nas jogadas de ataque -Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Mas, e o São Paulo?

Na segunda etapa, Luis Zubeldía voltou com o mesmo time, sem modificações. E parece que a conversa no vestiário funcionou. O time paulista voltou com outra mentalidade, conseguindo se impor e criando algumas oportunidades no ataque.

O São Paulo entrou com três zagueiros, prevendo a pressão do time da casa. O destaque principal foi a participação como titular do jovem atacante William Gomes. Cria da base são paulina de 18 anos, ganhou espaço no lugar de Luciano.

O segundo tempo, o time do Morumbi conseguiu segurar o Botafogo, que não teve chances reais de gols, mas continuava pressionando.

Foi então que Zubeldía fez suas mudanças, saíram Lucas, William Gomes e Rafinha, para a entrada de Wellington Rato, Michel Araújo e Luciano. Após a substituição, o tricolor encontrou espaços e teve a bola do jogo nos pés de Calleri, mas o atacante desperdiçou.

Em jogada pelo lado esquerdo, Michel Araújo cruzou, a bola passou por todos os defensores do fogão e sobrou para Calleri que chutou de chapa à queima-roupa do goleiro Jhon, mas a bola subiu e o jogo terminou em 0 x 0.

O jogo de volta acontece na próxima semana, dia 25 de setembro, quarta-feira, no Morumbis.

Uma simples vitória para cada lado garante a classificação, um empate, disputa nos pênaltis.

Talvez você goste