Mais Esportes

Bia Haddad é campeã do WTA 500 de Seul

Brasileira vence Daria Kasatkina e fatura o 4° título de sua carreira

Por Leonardo Lopes

Foto: WTA

Com uma virada espetacular, Beatriz Haddad Maia (17°) derrota a russa Daria Kasatkina (13°) na decisão do WTA 500 de Seul e é campeã de um torneio WTA pela quarta vez na carreira e pela primeira vez no ano.

Em 2017, Bia também chegou à decisão do torneio, mas acabou derrotada na final pela letã Jeļena Ostapenko, por dois sets a um de virada. Sete anos depois, a número 1 do Brasil vê o cenário se repetir, mas desta vez ao seu favor.

O primeiro set da decisão de 2024 foi muito ruim para a brasileira, não conseguindo incomodar em nenhum momento uma Kasatkina que se mostrava muito sólida. Bia tentava fazer demais o tempo inteiro, forçando muitas bolas e cometendo muitos erros, o que custou a derrota por 6 a 1 na primeira parcial.

Contra uma adversária que devolve todas as bolas e não dá pontos de graça, sua estratégia precisa ser de agressividade o tempo todo e, mesmo tendo muitos erros no primeiro set, Bia não mudou sua característica, continuou atacando as bolas, sendo agressiva e tomando a iniciativa dos pontos.

O segundo set começou como acabou o primeiro, com a Kasatkina melhor, quebrando o saque e abrindo 2 a 0 e depois 3 a 1. Mas Beatriz precisou de apenas uma brecha para ficar no controle do jogo dali para o fim da partida. Essa brecha veio no sexto game do segundo set, quando a russa sacava em 3 a 2, quebra de serviço para a brasileira e o set estava empatado. A vitória na segunda parcial veio com muito drama e requintes de crueldade, contando com uma bola que entrou milimetricamente e fez a brasileira fechar em 6 a 4 o segundo set.

No terceiro set, Kasatkina pareceu ter sentido a derrota do set anterior, onde tinha uma quebra de vantagem. A russa começou a cometer muitos erros, combinado com o ímpeto e a agressividade de Bia, fez o set decisivo ser mais tranquilo para a brasileira, que teve apenas um momento de dificuldade, onde logo após quebrar pela primeira vez no set o saque da russa precisou salvar um 0/40.

Após isso, o jogo caminhou com muita tranquilidade para Bia, que fechou o terceiro set em 6 a 1 e conquistou o quarto título da sua carreira com parciais de 1/6, 6/4 e 6/1.

Com a conquista, Beatriz Haddad Maia vai subir cinco posições e aparecer na 12ª colocação do ranking da WTA. Bia também continua sonhando com uma vaga no WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada. É um feito difícil para a brasileira, que aparece na 18° colocação, ainda um pouco distante da oitava posição. Para conseguir essa vaga, Bia precisa manter os bons resultados neste fim de temporada, incluindo a gira asiática, que recebe o próximo torneio já na próxima semana, o WTA 1000 de Pequim, com presença confirmada da agora atual campeã do WTA 500 de Seul, Beatriz Haddad Maia.

Talvez você goste