Mais Esportes

Em dia de homenagens a Senna, Verstappen vence GP de São Paulo

Holandês abre vantagem ainda maior sobre Norris e pode ser campeão já na próxima etapa

Por Leonardo Lopes

Foto: Reuters

O dia começou cedo em Interlagos neste domingo (03). A classificação para a corrida, que deveria ter acontecido no sábado (02), mas não foi possível por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo, foi remarcada para a manhã de domingo. E o britânico Lando Norris, da McLaren, que já havia vencido a corrida sprint, também conquistou a pole position.

Após a classificação, o autódromo de Interlagos foi tomado pela emoção. Em um dia repleto de homenagens, o sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton, da Mercedes, teve a incumbência de dirigir a tradicional McLaren de Ayrton Senna, que trouxe o segundo título mundial do brasileiro em 1990.

Hamilton estava usando um capacete com as cores do Brasil e com um macacão branco, como o que Senna usava. O britânico deu algumas voltas e uma delas com a bandeira do Brasil nas mãos e ao som do tradicional tema de vitórias brasileiras na Fórmula 1, replicando o gesto que ficou imortalizado por Ayrton. Hamilton já havia feito o gesto em 2021, quando venceu o Grande Prêmio de São Paulo.

Foto: Reuters

A corrida começou com o também britânico George Russel da Mercedes, que largou em segundo, ultrapassando o seu compatriota Norris já na largada.

A chuva esteve presente também durante todo o domingo e, com 30 voltas corridas, ela estava muito forte, fazendo com que o safety car precisasse entrar na pista por falta de condições.  Já com o SF na pista, o argentino Franco Colapinto, da Williams, perdeu o controle e acabou batendo o carro, causando a bandeira vermelha e paralisando a corrida.

Como Norris e Russel já haviam feito a primeira parada nos boxes, foram bastante prejudicados com a bandeira vermelha, enquanto os franceses da Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, além do holandês líder do campeonato Max Verstappen, da Red Bull que foram privilegiados por ainda não terem parado, podendo trocar seus pneus sem perder posições.

A corrida foi reiniciada após trinta minutos de paralisação e contou com muitos escorregões, saídas da pista e bandeiras amarelas.

O tri campeão mundial Max Verstappen que largou na 17ª posição foi mais regular, conseguiu superar todas as adversidades, contou com a sorte e aproveitou as oportunidades para vencer o Grande Prêmio São Paulo 2024 e abrir ainda mais vantagem na liderança do campeonato, ficando muito perto do tetracampeonato, que pode vir já na próxima etapa. Norris terminou a prova na sexta colocação e ficou e agora está a 62 pontos do holandês.

Foto: Lars Baron / Fórmula 1 – Getty Images

A Alpine foi a grande surpresa do final de semana, garantindo dois lugares no pódio, Ocon em segundo e Gasly em terceiro.

A próxima etapa da Fórmula 1 será em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 22 a 24 de novembro. Ainda restam três etapas para o fim da temporada 2024. Além de Las Vegas, ainda teremos o Grande Prêmio do Qatar, de 29 de novembro a 1° de dezembro, e o Grande Prêmio de Abu Dhabi, de 6 a 8 de dezembro.

Talvez você goste