Final de semana definiu os finalistas em semifinais eletrizantes
Por Leonardo Lopes

Estão definidas as duas equipes que irão para Carlos Barbosa fazer a final da Liga Nacional de Futsal em 2024. Jaraguá e Praia Clube venceram seus jogos na prorrogação e garantiram a vaga para a decisão do principal campeonato de futsal do Brasil.
O Jaraguá havia perdido o jogo de ida para o Pato Futsal por 3 a 2, por isso precisava vencer o jogo de volta em casa para levar para prorrogação, e fez isso com maestria. Um sonoro 4 a 0 no tempo normal, sem oferecer muitas oportunidades ao adversário e levando o jogo para prorrogação, onde teria a vantagem do empate por ter feito uma campanha melhor.
Na prorrogação, um primeiro tempo muito disputado, com o Pato pressionando em busca do gol. Na segunda etapa do tempo extra, a equipe paranaense foi para o tudo ou nada com o goleiro linha. O Jaraguá aproveitou os erros e fez dois gols para sacramentar a classificação para a final.

A outra semifinal, entre Umuarama e Praia Clube, foi ainda mais emocionante, com dois jogos decididos nos detalhes. A ida em Umuarama foi uma partida com muitas chances para os dois times, terminando 2 a 2.
No jogo de volta, outra partida extremamente equilibrada e com uma dose de tensão ainda maior por se tratar de um jogo decisivo, que valia a final inédita para as duas equipes.
O Praia fez valer a força inicial da torcida em Uberlândia e saiu na frente, mas não demorou muito até Umuarama conseguir o gol de empate. E a virada veio no segundo tempo, deixando o ginásio em completo silêncio, era o gol que levava o jovem time do Umuarama para a final da LNF.
Faltando sete minutos para o fim do jogo, o Praia conseguiu o empate após um bate-rebate, em uma jogada que começou com o chute do goleiro Gian Wolverine. Com o empate, o jogo ficou mais cadenciado, com os dois times tomando mais cuidado e foi para a prorrogação.
No tempo extra, Praia Clube tinha a vantagem do empate e conseguiu abrir o placar logo no início da prorrogação, o que complicou muito a vida da equipe paranaense, que precisava da virada, mas apesar disso optou por não usar o goleiro linha no primeiro tempo da prorrogação. E se o Umuarama não foi para a pressão máxima, o Praia não foi para a defesa total e a recompensa veio ainda na primeira etapa, com um gol que praticamente matou a partida.
No segundo tempo, o Praia logo aproveitou um erro do goleiro linha da equipe adversária para fazer 3 a 0. Umuarama ainda diminuiu o placar, mas não tinha mais forças e tempo para buscar a virada. Praia Clube na final da Liga Nacional de Futsal pela primeira vez na sua história.

A final da LNF entre Jaraguá e Praia Clube será em jogo único e está marcada para o dia 15 de dezembro (domingo) às 17h30, em Carlos Barbosa-RS.