Mais Esportes

João Fonseca brilha e é campeão do Next Gen Finals

Brasileiro é o primeiro sul-americano campeão do torneio

Por Leonardo Lopes

Foto: Divulgação / Next Gen Finals

Essa semana aconteceu em Jeddah, na Arabia Saudita, o Next Gen Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada com até 20 anos. O prodígio brasileiro, João Fonseca, de 18 anos e número 145° do ranking mundial, fez história e conquistou um título inédito para o tênis sul-americano.

João venceu os cinco jogos que disputou na competição, se sagrando campeão invicto do torneio. O brasileiro chegou à cidade árabe como o pior ranqueado e último a garantir a classificação.

João era o mais jovem da competição e foi o segundo mais jovem da história a jogar o torneio. O carioca igualou Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e campeão de dois Grand Slams (Australian Open e US Open) e Carlos Alcaraz, ex-número 1 do mundo e tricampeão de Grand Slam (Wimbledon 2x e Roland Garros) como campeão mais jovem do Next Gen Finals, com 18 anos.

Na final, João venceu o americano Learner Tien, tenista que o brasileiro já havia vencido na fase de grupos. Vitória por três sets a um, com parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2. Na primeira fase, João conquistou um grande resultado, vencendo o francês Arthur Fils, atual número 20 do mundo. João já havia vencido o francês neste ano, durante o Rio Open, torneio em que João chegou às quartas de final.

O brasileiro é a grande esperança do tênis brasileiro para o futuro, chamando muita atenção mundialmente e recebendo elogios de grandes nomes do esporte como Novak Djokovic. Com o troféu, João conquistou o maior título da carreira e agora segue para a Austrália, para disputar o qualifying do Australian Open.

Talvez você goste