Extras

Morre aos 92 anos Léo Batista, a voz marcante da televisão brasileira

Apresentador estava internado há 13 dias e descobriu um tumor no pâncreas

Por Leonardo Lopes

Foto: Estevam Avellar

O Brasil se despede hoje de uma das maiores vozes de sua história. O apresentador Léo Batista faleceu na tarde deste domingo (19) após passar treze dias internado no Hospital Rio’s D’or, no Rio de Janeiro, por conta de uma trombose e a complicação de um tumor no pâncreas, descoberto após realização de exames.

Léo Batista conta com mais de 70 anos de carreira no jornalismo e 55 anos de TV Globo, estando presente em grandes momentos da sociedade brasileira, como quando foi o primeiro a informar a morte do Presidente Getúlio Vargas na rádio Globo, em 1954. Já na TV Globo, também anunciou o trágico acidente que vitimou Ayrton Senna, na corrida de Ímola, na Itália, em 1994.

A carreira de Léo Batista não está atrelada apenas ao esporte, o comunicador foi âncora do Jornal Nacional e o primeiro apresentador do Jornal Hoje, além de apresentar por anos os desfiles das escolas de samba do Carnaval carioca.

No esporte, Léo cobriu treze Olimpíadas, treze Copas do Mundo e inúmeras corridas de Fórmula 1, sendo o primeiro a narrar o esporte na televisão brasileira, assim como fez com o surfe. Léo esteve presente no surgimento de praticamente todos os programas esportivos da TV Globo consolidados até hoje, como o Esporte Espetacular e o Globo Esporte, onde não foi só o primeiro apresentador, como um dos criadores de ambos os programas.

Mas foi no Fantástico onde Léo deixou seu maior impacto, com o quadro “Gols do Fantástico”, onde o apresentador descrevia os gols da rodada do fim de semana do futebol brasileiro. Ali, Léo Batista mudou para sempre o esporte brasileiro, sendo pioneiro na descrição de gols e recebendo a alcunha de “Voz Marcante”. Título que carregou até o fim de sua vida, sendo o responsável pela descrição de gols não só no Fantástico, como em diversos programas da TV Globo, nos intervalos das transmissões esportivas e narrando cenas emblemáticas e históricas do esporte brasileiro para o quadro “Baú do Esporte”.

Botafoguense declarado, Léo Batista recebeu uma homenagem do clube carioca, tendo seu nome batizado em uma cabine de imprensa no Estádio Nilton Santos.

Sempre prezando por se manter em atividade, a última aparição de Léo Batista no ar foi no dia 26 de dezembro de 2024, no Globo Esporte, falando sobre os novos esportes que estarão presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste