Fase eliminatória tem início já na próxima sexta-feira (28)
Por: Leonardo Lopes

A última rodada da primeira fase da Superliga feminina aconteceu na noite desta sexta-feira (21), com todas as partidas sendo realizadas no mesmo horário. Com a definição dos jogos, foram conhecidos quais serão os confrontos na fase eliminatória da competição.
O “clássico pão de queijo” entre o Gerdau Minas e o Dentil Praia Clube aconteceu para definir quem terminaria a primeira fase na liderança e quem consequentemente finalizaria na segunda colocação. Para assumir a liderança, o Minas precisaria vencer por 3 sets a zero ou três sets a um, mas não foi o que aconteceu, de virada o Praia venceu por três sets a um, com parciais de 21/25, 28/26, 25/19 e 26/24.
Nas outras partidas, os já classificados Osasco São Cristóvão Saúde, SESI Bauru e SESC Flamengo confirmaram o favoritismo e venceram suas partidas contra Brasília Vôlei, Unilife Maringá e Batavo Mackenzie respectivamente. Os três derrotados eram justamente as equipes que ainda sonhavam com a última vaga restante nos playoffs.
A equipe do Maringá dependia apenas de si, já o Batavo Mackenzie e o Brasília Vôlei precisavam, além de vencer, torcer por outros resultados. Como as três equipes saíram derrotadas na rodada, a vaga ficou mesmo com o Unilife Maringá, que pela primeira vez na sua história se classificou para os playoffs da Superliga.
Além deles, o Fluminense e o Paulistano Barueri também já estavam classificados e se enfrentaram, com o jogo sendo decidido no tie break a favor do Fluminense por 15 a 9 no set decisivo.
Os rebaixados já eram conhecidos antes da última rodada. O Abel Moda Brusque retorna a Superliga B após subir na temporada passada e o Esporte Clube Pinheiros foi rebaixado pela primeira vez na sua história.
.Com o encerramento da primeira fase, a classificação final ficou:
1° Dentil Praia Clube – 53 Pontos
2° Gerdau Minas – 48 Pontos
3° Osasco São Cristóvão Saúde – 47 Pontos
4° Fluminense – 43 Pontos
5° SESI Bauru – 42 Pontos
6° SESC Flamengo – 42 Pontos
7° Paulistano Barueri – 28 Pontos
8° Unilife Maringá – 23 Pontos
9° Batavo Mackenzie – 23 Pontos
10° Brasília Vôlei – 22 Pontos
11° Esporte Clube Pinheiros – 19 Pontos
12° Abel Moda Brusque – 5 Pontos
Desta maneira, às quartas de final da Superliga 2024/2025 ficaram definidas da seguinte forma:
Dentil Praia Clube x Unilife Maringá
Gerdau Minas x Paulistano Barueri
Osasco São Cristóvão Saúde x SESC Flamengo
Fluminense x SESI Bauru
Os times da esquerda escolhem a ordem dos confrontos.