Extras

Lenda do Boxe, George Foreman morre aos 76 anos

Pugilista foi campeão olímpico em 1968 e campeão Mundial em duas oportunidades

Por: Leonardo Lopes

Foto: Gary Miller / FilmMagic

Morreu nesta sexta-feira (21) aos 78 anos, o ex-boxeador americano George Foreman. O anúncio do falecimento foi feito através das redes sociais do atleta e a causa da morte não foi informada.

“Nossos corações estão partidos. Com profunda tristeza, anunciamos o falecimento do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente em 21 de março de 2025, cercado por entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai amoroso e um orgulhoso avô e bisavô, ele viveu uma vida marcada por fé inabalável, humildade e propósito. Um humanitário, um atleta olímpico e duas vezes campeão mundial dos pesos pesados, ele era profundamente respeitado — uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um protetor de seu legado, lutando incansavelmente para preservar seu bom nome — para sua família. Somos gratos pela demonstração de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso.”

Foreman foi campeão olímpico com apenas 19 anos durante os Jogos da Cidade do México em 1968. Além do ouro, o pugilista foi campeão mundial dos pesos pesados em duas oportunidades. A primeira conquista foi em 1973, aos 24 anos, e a segunda em 1994, já com 45 anos, se consagrando o lutador mais velho a conquistar o título naquela categoria.

George Foreman protagonizou a “luta do século” em 1974, quando enfrentou o compatriota Muhammad Ali para 60 mil espectadores em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e uma audiência global estimada em 1 bilhão de pessoas. Ali venceu o combate e, na época, recuperou o cinturão.

Foreman enfrentou outros grandes nomes do boxe Mundial, como Evander Holyfield e Michael Moorer, além dos brasileiros Maguila e Manoel de Almeida.

O americano encerrou sua carreira de maneira definitiva em 1997 com 81 lutas e 76 vitórias, sendo 68 delas por nocaute. Foreman foi, anos mais tarde, nomeado para o Hall da Fama do Boxe.

Fora dos ringues, Foreman continuou a fazer sucesso, mas no mundo do empreendimento, com a promoção da “George Foreman Grill”, grelha elétrica que leva o nome do ex-pugilista e foi considerado um sucesso de vendas em todo o mundo.

George Foreman deixa a esposa Mary Joan Martelly, quinta esposa do boxeador, com quem era casado desde 1985, além de 12 filhos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Talvez você goste