O GP do Japão marca o início de novas histórias e começa a ditar o ritmo da temporada.
Por Laura Machado

Imagem: @RBR_Daily no X
Em uma largada cheia de ambição, Verstappen conseguiu defender sua posição de forma limpa, apesar de Lando Norris ter iniciado a corrida na cola de Max. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que começou a corrida com pneus duros, não largou bem e caiu para a última posição, enfrentando problemas com o controle de seu carro. Durante a corrida, conseguiu recuperar pouco, terminando em 19°, favorecido pela troca de pneus.
Na largada, também haviam olhares voltados para o novato Isack Hadjar, que largou em 7° lugar, logo à frente de seu ídolo declarado, Lewis Hamilton. O rookie se defendeu bem, mas foi superado por Hamilton na sexta volta da corrida, terminando em 8° lugar. Outro estreante da temporada que, mais uma vez conseguiu pontuar, foi Oliver Bearman, ficando pela segunda vez consecutiva com a décima colocação.
A estratégia de pneus no GP do Japão foi variada. Enquanto a maior parte do grid ia com pneus médios, Bortoleto (Sauber), Ocon (Haas) e Hamilton (Ferrari) começaram com pneus duros. Ainda, Jack Doohan (Alpine) e Lance Stroll (Aston Martin) usavam pneus macios. Stroll, na décima volta, já havia trocado seus pneus macios pelos duros. Porém, após não muito tempo, Lance acabou indo para o pit novamente para colocar pneus médios. Sem conseguir encontrar ritmo na corrida, viu a bandeira quadriculada da última colocação.
Ao longo da corrida, quase todos os carros que iniciaram com os pneus médios, trocaram para os pneus duros, e vice-versa. Apesar das trocas, as estratégias se mostraram mais como uma jogada de sustentação ao longo da corrida, já que não houveram muitas ultrapassagens, ganhos ou perdas de posições.
O japonês Yuki Tsunoda, que estava fazendo sua estreia pela Red Bull, largou da 14° posição. Após a troca de lugares com Liam Lawson, todos queriam acompanhar como Yuki performaria com o carro. Tsunoda conseguiu criar algumas oportunidades e finalizar em 12°, porém, sentiu na pele o que há algum tempo o segundo piloto da RBR sente, ao terminar com 11 colocações de diferença de Verstappen.
Pela primeira vez, vimos a família de Tsunoda aparecendo na transmissão, diretamente do box da nova equipe.
Imagem: Transmissão F1 TV
Na volta 19, a McLaren teve uma tentativa falha de blefe contra a Red Bull, chamando Norris para o “box para ultrapassar”. A fala na rádio, porém, não paraceu ter surtido efeito na estratégia da equipe austríaca. Por fim, ambos os carros entraram no box juntos na volta 22, e saíram juntos, criando uma saída amarga dos boxes, com Lando acusando Max de tê-lo forçado para fora, e Max acusando Lando de ter se jogado para fora e forçado uma ultrapassagem ilegal nos boxes.
Imagem: viaplay
Ambos os pilotos tiveram o apoio da equipe, porém o caso não foi levado para investigação.
Mais uma vez, a Ferrari sai do fim de semana sem um lugar no pódio, o que certamente trará discussões sobre as expectativas e melhorias que podem ser feitas nos carros para que a equipe possa disputar o campeonato. A Mercedes continua consistente com seus pilotos, tendo os dois colocados entre os 10 primeiros pela 3° vez consecutiva, com destaque para o bom desempenho do estreante de 2025, Kimi Antonelli, de apenas 18 anos.
Novamente, tivemos os dois carros da McLaren no pódio, mostrando que a equipe de dois pilotos jovens terá muito fôlego para lutar pelo campeonato de construtores. Porém, eles continuarão desafiando Verstappen pelo título? A dupla vem demonstrando grande potencial – inclusive, criando disputas entre si – mas se Max vai bem na classificação e larga na primeira fileira, é difícil ultrapassá-lo na pista. Portanto, caso a Red Bull encontre seu ritmo novamente, a equipe papaya deverá construir fins de semana sólidos para manter a dominância e lutar pelos dois principais títulos. No momento, Norris lidera o campeonato, seguido de Verstappen (com apenas 1 ponto de diferença) e Piastri (com 4 pontos de diferença).
Veja as colocações finais do GP do Japão:
POS. | N° | PILOTO | CARRO | VOLTAS | TEMPO | PTS |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Verstappen | Red Bull Racing Honda RBPT | 53 | 1:22:06.983 | 25 |
2 | 4 | Norris | McLaren Mercedes | 53 | +1.423s | 18 |
3 | 81 | Piastri | McLaren Mercedes | 53 | +2.129s | 15 |
4 | 16 | Leclerc | Ferrari | 53 | +16.097s | 12 |
5 | 63 | Russell | Mercedes | 53 | +17.362s | 10 |
6 | 12 | Antonelli | Mercedes | 53 | +18.671s | 8 |
7 | 44 | Hamilton | Ferrari | 53 | +29.182s | 6 |
8 | 6 | Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 53 | +37.134s | 4 |
9 | 23 | Albon | Williams Mercedes | 53 | +40.367s | 2 |
10 | 87 | Bearman | Haas Ferrari | 53 | +54.529s | 1 |
11 | 14 | Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 53 | +57.333s | 0 |
12 | 22 | Tsunoda | Red Bull Racing Honda RBPT | 53 | +58.401s | 0 |
13 | 10 | Gasly | Alpine Renault | 53 | +62.122s | 0 |
14 | 55 | Sainz | Williams Mercedes | 53 | +74.129s | 0 |
15 | 7 | Doohan | Alpine Renault | 53 | +81.314s | 0 |
16 | 27 | Hulkenberg | Kick Sauber Ferrari | 53 | +81.957s | 0 |
17 | 30 | Lawson | Racing Bulls Honda RBPT | 53 | +82.734s | 0 |
18 | 31 | Ocon | Haas Ferrari | 53 | +83.438s | 0 |
19 | 5 | Bortoleto | Kick Sauber Ferrari | 53 | +83.897s | 0 |
20 | 18 | Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 52 | +1 volta | 0 |