Times mineiros farão a final da Superliga B
Por: Leonardo Lopes

O Juiz de Fora Vôlei conquistou na noite desta terça-feira (08) o acesso para a Superliga A ao vencer no terceiro e decisivo jogo da semifinal a equipe do Norde Vôlei, de Fortaleza, por três sets a dois, com parciais de 26/24, 23/25, 22/25, 25/18, 15/13.
Em um grande jogo, com muita tensão até o final, o JF conseguiu uma enorme virada e venceu a partida no tiebreak, saindo de uma desvantagem de também no set decisivo quando perdia por 13 a 11.
O projeto, que iniciou em 2008, conquista a vaga na final da Superliga B e retorna à elite do vôlei nacional após sete anos. O JF foi campeão da competição em 2021 e vai em busca do bicampeonato.
O projeto do Norde Vôlei, do Ceará, teve início há apenas 11 meses, em agosto de 2024, pelas mãos do campeão olímpico em Barcelona 1992, Marcelo Negrão, treinador da equipe. O time cearense venceu o jogo 1 em Fortaleza por três sets a zero, mas foi derrotado nos jogos em Juiz de Fora.
A final da Superliga B será 100% mineira, isso porque o outro finalista é o Monte Carmelo, que derrotou o também mineiro Monte Claros em dois jogos e assegurou a vaga na final e o retorno à elite do vôlei após um ano.
O Monte Carmelo, que antigamente era o Academia do Vôlei de Uberlândia, venceu o Montes Claros nas duas partidas pelo placar de três sets a zero.

A final da Superliga B masculina será disputada em jogo único, em Juiz de Fora-MG, na próxima segunda-feira (14). O horário da partida ainda não foi definido.
Com o acesso dos dois times mineiros, o estado terá cinco times na elite do vôlei. Além de JF e Monte Carmelo recém promovidos, terá também os já frequentes SADA Cruzeiro, Itambé Minas e o Praia Clube de Uberlândia.