50m livre rende três índices para o Brasil, com Caribé marcando o melhor tempo da temporada em mais uma prova
Por: Leonardo Lopes

O quinto e penúltimo dia do Troféu Brasil de Natação rendeu mais três índices para o Mundial de Desportos Aquáticos, que será disputado em julho, em Singapura.
O grande destaque foi Guilherme Caribé, que mais uma vez fez o melhor tempo do mundo em 2025, desta vez nos 50m livre. Ele já havia feito o melhor tempo da temporada também nos 100m livre. Caribé nadou abaixo do índice já pela manhã nas eliminatórias e a noite nadou para 21.46, resultado que renderia uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Também nos 50m livre, Victor Alcará nadou abaixo do índice e será o segundo representante do Brasil na prova em Singapura. Lucas Peixoto ficou em terceiro e também nadou abaixo do índice, mas como só são permitidos dois atletas por país em cada prova, Peixoto fica sem a vaga no Mundial.
O terceiro índice do dia também foi no 50m, mas no feminino, Lorrane Ferreira melhora sua marca após quatro anos, nada abaixo do índice e vai disputar o campeonato Mundial.
Outro enorme destaque é a jovem Ana Júlia Amaral, que venceu a prova dos 200m borboleta, conquistando o título do campeonato brasileiro absoluto com apenas 15 anos.
Nicolas Albiero terminou em quarto a prova dos 200m borboleta masculino, mas como tinha o tempo salvaguarda dos Jogos de Paris em 2024, Nicolas vai poder disputar a prova no Mundial de Singapura.
200m medley feminino
🥇Nathalia Almeida (Unisanta)
🥈Gabrielle Roncatto (Unisanta)
🥉Bruna Leme (Minas Tênis Clube)
200m medley masculino
🥇Leonardo Santos (Pinheiros)
🥈Caio Pumputis (Pinheiros)
🥉Stephan Steverink (Flamengo)
50m livre feminino
🥇Lorrane Oliveira (SESI-SP)
🥈Stephanie Balduccini (Unisanta)
🥉Gabriela Albiero (Minas Tênis Clube)
50m livre masculino
🥇Guilherme Caribé (Unisanta)
🥈Victor Alcará (Pinheiros)
🥉Lucas Peixoto (Minas Tênis Clube)
200m borboleta masculino
🥇Gustavo Saldo (Mians Tênis Clube)
🥈Gabriel Domingues (Minas Tênis Clube)
🥉Leonardo de Deus (Unisanta)
200m borboleta feminino
🥇Ana Júlia Amaral (São Caetano)
🥈Maria Fernanda Costa (Unisanta)
🥉Maria Luiza Pessanha (Pinheiros)
O Trófeu Maria Lenk terá provas durante todos os dias desta semana, até o próximo sábado (26), com as eliminatórias tendo início às 9h30 e as finais às 18h.